Um dos primeiros passos quando pensa em colocar a sua casa à venda é a definição do valor de venda.
O valor de um imóvel pode ser influenciado por uma variedade de fatores, desde a localização à idade do imóvel. Este tem sempre por base os factos e não lado sentimental.
Aqui estão os 6 principais fatores que influenciam o valor de um imóvel:
Localização: A localização é um dos fatores mais importantes que influenciam o valor de um imóvel. Isso inclui a localização geográfica exata e a proximidade de serviços, infraestrutura, transporte público, escolas, áreas de lazer, segurança, entre outros.
Área e tipologia: a área (útil, bruta, terreno) e o tipo de imóvel (moradia, apartamento, terreno, armazém, etc.) são fatores fundamentais na determinação do preço do imóvel.
Estado de conservação: O estado de conservação e manutenção do imóvel pode impactar o valor do imóvel. Propriedades bem conservadas e atualizadas geralmente têm valores mais altos do que aquelas que precisam de trabalhos de renovação.
Ano de construção/idade: A idade do imóvel pode afetar seu valor, positiva ou negativamente. Por norma os imóveis mais recentes são mais valorizados, mas também há imóveis antigos, que pela sua localização e características históricas/arquitetónicas são bastantes valorizados.
Características do imóvel: Determinadas caraterísticas do imóvel, tais como, piscina, ginásio, zonas de lazer, garagem, vistas, entre outros, podem adicionar valor a um imóvel.
Lei da procura/oferta: A oferta e a procura no mercado imobiliário influencia os preços do imóveis. Por exemplo, numa zona com pouca oferta mas com alta procura, os preços tenderão a subir.
Ficou com alguma dúvida ou questão?
Pretende ajuda neste processo?
David Borges - MG Mediação Imobiliária
📞 (+351) 967 294 793
Comments